sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Confissões de uma mãe




Meu nome é Carolina. Comecei a experimentar a miscelânea de sentimentos ligados à maternidade há exatos cinco anos, quando, de repente, foi ligado algum botãozinho que fez despertar em mim a vontade de ser mãe. Antes disso, eu estava atarefada demais, preocupada demais, nova demais e com dinheiro e perspectivas de menos para assumir a árdua tarefa de ser responsável pela existência de um outro ser. Se nem com plantas eu tinha jeito (já consegui matar até um cacto), como iria cuidar de um filho? Além de tudo, faltava-me algo básico para a função de procriação: um pai. Claro, sempre existia a possibilidade de uma produção independente, mas isso não era algo para me preocupar até então. Pelo menos até cinco anos atrás. 

Há cinco anos eu estava com trinta e três. Havia concluído um mestrado, estava bem estabelecida profissional e financeiramente e havia conquistado muitas das coisas que almejara. Mesmo assim, ainda não pensava que era a hora de ser mãe. Queria ganhar mais, sonhava em fazer um doutorado, ser promovida. Tantas coisas... Mas, quando a gente pensa bem, nunca parece ser a hora de ter filhos. O fato é que meu reloginho girava cada vez mais rápido. Foi então que decidi que não dava mais para adiar e dei início ao "projeto mamãe". 

A primeira etapa do projeto era arrumar um pai. Isso, felizmente, já estava encaminhado. Faltava apenas convencer Fernandomeu namorado há um ano, a abraçar o projeto. O que não foi tão difícil. O moço parecia ter o gene que regula a função paterna presente de forma dominante. Animou-se tanto com a causa, que, quando espantei, já estávamos morando juntos. Viramos tentantes, como se diz. 

Curtimos muito a fase dos treinos. Podíamos passar o dia inteiro feito dois gatos no cio, pois isso tinha um motivo nobre. Essa fase, porém, passou a se estender além do que programávamos. Havia quase um ano que eu alternava mês a mês as mais variadas emoções: sentia-me grávida a cada ciclo menstrual, jurava já ter os primeiros enjoos, quando lá vinha a monstra dar as caras e provar que eu estava enganada mais uma vez. 

Resolvemos procurar ajuda médica, dando início uma nova fase: exames, exames e mais exames, namoro com hora marcada (hoje é dia do futebol, dizia Fernando; não, hoje é dia de treino, eu dizia), estresse, ansiedade, frustração. Decidimos partir logo para uma fertilização, afinal o meu reloginho estava acelerado. Sabíamos da possibilidade (muito concreta) de uma gravidez múltipla, mas, ainda assim, a notícia dos trigêmeos pegou-nos de surpresa. 

Laura, Lucas e Letícia. Preparamos tudo para a chegada dos pequenos. Pintamos o quartinho, montamos enxoval, abastecemo-nos de livros para aprender a ser bons pais (é incrível como nos livros tudo parece ser tão perfeito)Faça tudo verde e rosa, palpitava minha mãe. Não, escolha branco com azul, fica muito mais bonito, bradava a minha sogra. Nem de uma forma nem de outra, rebelei-mefiz tudo em diferentes tons de amarelo. De início, confesso que não gostei muito, mas depois passei a ver com outros olhos e acostumei-me. 

Os trigêmeos nasceram aos sete meses e ficaram mais de um mês na incubadora. Aquela rotina de hospital acabava comigo. Tudo o que eu queria era levar meus filhotes para casa. Enfim, o dia chegou. Poder ir para casa com minha cria foi uma emoção indescritível. Saí do hospital chorando, mas um choro aliviado, feliz. 

E então a pauleira começou. Se os primeiros meses com um bebê não são fáceis, com três é emoção ao cubo. Mesmo com a ajuda de Fernando e de minha mãe, sempre me pareciam faltar braços, pernas e, claro, peitos. Amamentar três bebês fofos e esfomeados me fez perder todos os quilos ganhos na gestação e mais um pouco (yesss!). As trocas de fraldas (e quantas fraldas!), a hora do banho e da soneca lembravam uma (desordenada) linha de montagem. Pega um, limpa, passa pomadinha, acalma o outro que chora, troca a roupinha do primeiro, pega o terceiro que já começa a chorar, os outros dois acompanham, pega todos no colo de qualquer maneira. Quando finalmente dormiam (todos os três), eu acabava desmaiando junto (confesso que desde que meus filhos nasceram, nunca mais tive insônia, graças a Deus!). Podia dormir feito um anjo pelas próximas... duas horas. Laura geralmente era a primeira a gritar no berço, Lucas a acompanhava em seguida e Letícia logo juntava-se ao coro. Eu era um zumbi, mas um zumbi feliz. 

Meus bebês cresciam fortes, lindos e saudáveis. Eu sobrevivia. O tempo da minha licença maternidade estava chegando ao fim e eu ainda não havia decidido como faria. A típica dúvida das mães modernas: creche, babá ou avós? Mesmo com três bebês, eu resistia à ideia de uma babá. Algo a ser trabalhado, provavelmente, na terapia, pois deve ter a ver com a minha mania de centralizar. No entanto, eu precisava delegar, se quisesse continuar a ter uma vida profissional. Optei pela creche. Chorei horrores ao entregar meus filhos e descobri que o tal período de adaptação é, na verdade, destinado às mães. 

Passei seis meses funcionando no automático após voltar a trabalhar: dormia quatro horas por noite, pois meus anjinhos ainda não haviam estabelecido uma rotina de sono (como assim, que tipo de mãe você é? Cadê o livro que ensina a encantar bebês, onde larguei?), acordava às cinco da manhã para arrumar a eles e a mim, Fernando entregava-os na creche e eu seguia para o trabalho. Tomava oito xícaras de café por dia para tentar me manter acordada, mas nem isso funcionava. Quando quase tive um acidente por cochilar ao volante, resolvi repensar a minha vida. E tomei uma decisão que jamais imaginei antes: deixei o trabalho por um tempo para cuidar melhor dos meus filhos (e de mim). Fui bombardeada de todos os lados. De repente me vi obrigada a prestar contas de minhas decisões até para a desconhecida que encontrei casualmente na padaria. Mãe deve ser mesmo sagrada, pois todos se preocupam com a vida de uma mãe. 

Por falar nisso, certa vez levei uma bronca de uma senhora no shopping porque eu estava dando sopinha de potinho para meus filhosTentei argumentar que isso era esporádico, em ocasiões de emergência, mas desisti. Ela foi embora me achando péssima mãe. Em outra ocasião, quase fomos convidados a sair de um restaurante, porque as crianças choravam insistentemente, atrapalhando os outros clientes. Entre olhares furiosos e compadecidos, resolvemos ir embora (na verdade, Fernando resolveu, eu teria ficado lá para provar que sou mais forte). Porque, se na França as crianças não fazem birra, meus filhos, confesso, algumas vezes decidem fazer manha (será isso um atestado de incompetência como mãe?). Por fim, essa é mais recente, fui ao fraldário de um supermercado trocar meus filhos de pouco mais de dois anos. Uma mãe de um bebê prodígio que jamais usou fralda me censurou e tive de passar meia hora ouvindo sobre os benefícios dos métodos naturais em voga atualmente. O discurso, para mim, não surtiu muito efeito, pois as crianças continuaram nas fraldas até os dois anos e meio, quando, finalmente, consegui desfraldá-los (quer dizer, a fralda da noite ainda estou tentando tirar). Que economia ficar livre de comprar fraldas para três! Agora posso ir ao salão quatro vezes ao mês (não é porque sou mãe que deixei de ser vaidosa, além do mais, a hora no salão me serve de terapia). 

As crianças vão completar três anos. Estão ficando independentes. Ano que vem irão para a escola. Eu, finalmente, sei o que é dormir de novo. A vontade de voltar a ter uma vida profissional começa a apertar. Claro, a minha vontade e as cobranças dos outros. Porque, se você está em casa com os filhos, não tem uma vida fora, então você não faz nada. Infelizmente, é assim que muita gente pensa. Eu lembro (com certo saudosismo) quando voltei da licença maternidade e ficava ansiosa pelas segundas-feiras. As segundas, para mim, eram como uma carta de alforria temporária: vá, descanse um pouco depois de dias de estiva (a mãe que nunca sentiu um pouco disso que atire a primeira pedra). 

Antes de voltar a trabalhar, estou investindo em um sonho: o doutorado. Comecei-o recentemente. Não sei como darei conta. Mas sou mãe, tenho fé. Toda mãe não é um pouco heroína (além de leoa, canguru, polvo e mais tantos outros bichos)? 

Deixo aqui uma última confissão por hoje: aquela história de que em coração de mãe sempre cabe mais um, para mim, é balela. Estou muito feliz com meus três filhos. Mas não penso em novas crianças. Encerrei a produção. Já estou plenamente realizada como mãe de três (chega, né?). Fernando pensa igual. É um paizão, mas também acha que três está bom. 

Já ouço os gritos e batidas na porta. Até Fernando já veio saber se está tudo bem. Estou trancada no banheiro agora, escrevendo meu diário (qual mãe nunca fugiu para o banheiro?). Manter um diário é minha válvula de escape de vez em quando. Agora deixa eu ir. Tenho um compromisso inadiável: assistir à Peppa com as crianças.

15 comentários:

  1. É imagino, realmente se com um já é pauleira, com 3 nossa... Adorei o texto, leve, inteligente, com um toque de humor muito bom. Bjs

    mostrandoasgarras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia. Não tenho três, mas conheço bem a deliciosa loucura de ser mãe. Bjs.

      Excluir
  2. Hahahahaha o compromisso é o melhor !!! É, acho que vou esperar MESMO mais um tempo para passar por essa apixoante aventura !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que passei a adorar a Peppa rsrs. É uma aventura apaixonante mesmo!

      Excluir
  3. Nossa, achei seu blog por acaso e adorei o jeito que você escreve seus textos!
    Ser mãe deve ser dificil, de três com certeza é mais... mas, de uma vez só deve ser muuuuuuuuuuuuuuito impossível. hahaha
    brincadeira, você conseguiu e consegue todos os dias, é uma guerreira!

    Vou continuar visitando aqui, e aguardo novidades. rs

    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela, obrigada pela visita. Tenho historinhas em produção, em breve terá novidades por aqui.
      Na verdade, sou mãe de apenas um por enquanto, mas já vivi muitos dos dramas da Carolina rsrs
      Continue acompanhando, fico feliz😉
      Bjs

      Excluir
  4. Texto muito divertido! hahahaha Gostei bastante... apesar de ser grande não é um fardo. Muito bom, parabéns!!!!

    ResponderExcluir

  5. تعتبر شركتنا شركة المهندس الشركه الأولي في مجال
    شركة تنظيف بالطائف سواء كانت فلل أو شقق أواستراحات أواحواش أومجالس أو شركة تنظيف خزانات
    أو شركة تنظيف مسابح شركة تنظيف فلل حيث تقوم شركة المهندس الكثير في مجال شركة تنظيف فلل في أعمال التنظيف الشامله للفلل
    من الداخل والخارج تكون عملية التنظيف من الداخل للفلا المراد تنظيفها أوالذي يحتاج لعملية التنظيف حيث أن عملية التنظيف لاتقتصر علي مكان معين للتنظيف ولكن عملية التنظيف لدينا تشمل كل ما يحتاج
    لعملية التنظيف سواء شركة تنظيف أو شركة تنظيف منازل أو تنظيف مجالس وكنب وموكيت وفرشات
    ويوجد لدينا أعمال التنظيف بالبخار وأيضا كما
    شركة تنظيف بالاحساء ذكر تتم عملية التنظيف من قبلنا نحن شركة المهندس لجميع ما يحتاج لعملية التنظيف للفلل سواء يحتاج لتنظيف العادي أو التنظيف بالبخار
    حيث تتم عملية تنظيف فنجد أن الفلل تختلف أولا من حيث المساحه وثانيا من حيث نوعها سواء كانت فيلا جديده أو فيلا مستعمله فنحن شركة تنظيف
    لدينا جميع الطرق والمعدات والمواد والعماله الماهره لتنفيذ عملية التنظيف فنجد الإختلاف من حيث لو كانت عملية التنظيف سوف تكون فلل الجديده فتكون الفيلا علي الأرضيات أثار من عملية التنظيف كما نقدم
    شركة تنظيف خزانات بالطائف كالدهانات
    والإسمنت والجبس وأشياء كثيره فلذلك فإن الجديده تحتاج أرضياتها لعملية جلي لإزالة هذه الأشياء وأيضا نستغرق وقت أطول وتحتاج إلي جهد أكبر وتحتاج لعملية نقل أثاث لأن الفيلا
    جديده ويتطلب لها عملية التنظيف ليسكنها العميل وأسرته ولذلك بعد الإنتهاء من عملية التنظيف

    ResponderExcluir

  6. خصم 20% علي جميع خدماتنا اتصل الان علي 0547099453
    شركة المحترف
    شركة مكافحة حشرات بالخبر
    نقدم في شركة المحترف افضل شركة مكافحة حشرات بالاحساء - الجبيل - الخبر - القطيف الحمدلله تم اختيار شركتنا شركة المحترف الشركه الافضل بالمنطقة الشرقية تم اختيار شركتنا من ثقة عملائنا الكرام بشركتنا وكل هذال الثقه
    شركة مكافحة حشرات بالاحساء
    ليسة من فراغ فتقدم شركتنا افضل العروض والتائج في ذالك المجال فنحن نقدم افضل العروض والخصمات من اجل عملائنا الكرام الذين قامو بتعامل معنا ومنحو شركتنا ثقه كبيرا جدا في ذالك المجال مجال شركة مكافحة حشرات فنحن نقول لك ايها العزيز اذا كان لديك منزل مالئ بالحشرات وتحتاج شركه مكافحة حشرات لتخلصك من جميع الحشرات التي داخل منزل فسوف تحتاج شركه منسبه لك من حيث الامانه والتقنيه العاليا من اجهزتها والجوده العاليا والخبره والكفائه في ذالك المجال فنحن نقول لك نحن الشركه التي انت تبحث عنها منز وقت طويل فنحن لدينا افضل الفنين ولمهندسين في ذالك المجال اتصل نصلك اينما كنت
    شركة مكافحة حشرات بالقطيف
    في شركة المحترف ستجد كل ماهوا جديد ومهم في عالم المكافحه فمكافحة الحشرات امر مهم جدا وستحتاج شركه لتخلصك من هذا الحشرات المزعجه التي داخل منزلك ومن انواع الحشرات الخطيره التي تتكاثر بشده في المنزل حشرت النمل الابيض فاذا وجد هذا الحشره بمنزلك فاعلم انا الخراب سيحل الي منزلك فهذا الحشره ستوجهلك مشاكل كثيره مثل التاكل في الابواب والشبابيك او الدرايش التي بالمنزل وتعمل الي نقل الامراض داخل منزلك مثل مرض البهاق ومرض احمار الجلد فاكل هذا اضرار علي اسرتك فاذا وجد هذا الحشره بمنزلك اتصل بنا فور حدوث المشكله اتصل بنا وسوف نرسل
    شركة مكافحة حشرات بالجبيل
    لك المهندسين المتخصصين بذالك المجال والفنين ليقضو علي جميع الحشرات الطائره والزاحفه بالمنزل شركة المحترف اسم يعني الثقه في مجال مكافحة الحشرات اتصل نصلك انما كنت نحن متواجدون علي مدار 24 ساعه في خدمتكم
    شركة تنظيف كنب سجاد موكيت بالقطيف
    شركة تنظيف كنب سجاد موكيت بالجبيل

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

  8. شركة الكمال أفضل شركة تنظيف بحائل للتنظيف أهمية كبرى فى حياة الفرد وبالأخص المواطن

    السعودى مما
    يؤدى ذالك إلى تعرض المنزل بشكل كبير إلى الأتربة والأوساخ والبقع والدهون وأن نظافة

    المنزل تشعر الفرد بالراحة
    النفسية الكبيرة وتتكفل شركة الكمال بهذا العمل لأنها أفضل


    شركة تنظيف بحائل

    ولانها الشركة الرائدة
    والمشهود لها بالفضلى فى هذا المجال من النظافة لوجود المقومات التى تساعد على ذالك منها

    العمالة المدربة وذوى الخبرة
    والكفاءة مع وجود أحدث معدات التنظيف للفلل التى تساعد على إنهاء العمل بكفاءة ونهتم كثيرا

    بأراء عملائنا فى


    شركة تنظيف فلل بحائل

    ويقوم طاقم العمل بتنظيف الشقه بدون التسبب بأى إزعاج للعميل فلا تتباطؤ فى إختيار شركة

    الكمال لتنظيف منزلكم لأنها أفضل


    شركة تنظيف شقق بحائل

    ولأن تنظيف المجالس يحتاج إلى وقت وجهد كبير فشركة الكمال أفضل شركة تنظيف
    مجالس بحائل كفيلة بتنظيف مجلسك فى أسرع وقت وبدون جهد وبالتالى شركة الكمال هى الحل

    الأمثل فى فى مجال تنظيف المجالس
    بحائل ونحن بانتظاركم لتتصلوا على


    شركة تنظيف مجالس بحائل

    وأفضل مايميز شركة الكمال أفضل شركة تنظيف منازل بحائل وضعها للخطط قبل البدء فى
    شركة تنظيف مجالس وكنب بحائل
    شركة تنظيف سجاد

    وموكيت بحائل

    العمل وتقسيم طاقمها إلى
    مجموعات كل منها مختص بتنظيف جزء معين وتمر عملية التنظيف على عدة مراحل :-
    1- البدء بتنظيف الموكيت والكنب والمفروشات والسجاد بالأعتماد على أحدث المعدات

    الألكترونية التى تعمل بالبخار لكى
    تقضى على المشاكل التقليدية للتنظيف وهى بهتان اللون وبذالك قمنا بالأعتماد على البخار فى

    إزالة الأوساخ والبقع
    2- ثم بعد ذالك يأتى دور البلاط والأرضيات فيقوم العمال بجلى البلاط والأرضيات بأحدث

    ألالآت جلى البلاط والأرضيات


    شركة تنظيف واجهات بحائل

    شركة الكمال أفضل شركة تنظيف خزانات بحائل نظرا لارتفاع درجات الحرارة فى حائل وفى
    غيرها من باقى مدن
    المملكة ووجود مياه البحر المحلاة التى تحمل الكثير من الرمال والأتربة مما يؤدى
    ذالك إلى تكون الفطريات والجراثيم على
    جدران الخزان ويؤدى ذالك إلى تلوث المياه والتى بدورها تؤدى إلى تسمم الفرد إذا فما الحل ؟
    الحل تقدمه لكم شركة الكمال وهى أفضل
    (( شركة كشف تسربات المياه بحائل )) نسعى فى شركة الكمال بتقديم كافة خدمات كشف

    تسربات المياه ويتم كشف تسربات المياه بأحدث
    الأجهزة الألكترونية و طاقم عمل يتكون من فنيين وخبراء منهم فنيين أجانب ونسعى جاهدين

    لتقديم أفضل خدمة بأقل سعر وإرضاء العميل واسعارنا حصرية لا تقبل المنافسة لدينا فى


    شركة كشف تسربات المياه بحائل

    شركة الكمال أفضل (( شركة نقل عفش بحائل )) نقل العفش من الأمور الهامة جدا (( شركة نقل

    عفش بحائل )) التى يلزم فبها الدقة والخبرة للحد ولذالك خصصنا قسما فى شركتنا لمجال
    نقل العفش مع تجهيزه :-
    1- أسطول كبير من السياراة المجهزة والتى (( شركة نقل عفش بحائل )) أعدن خصيصا

    لنقل العفش
    2- طافم العمل المدرب على حمل وتنزيل العفش والأثاث
    3- فنيين متخصصين فى الفك والتركيب (( شركة نقل عفش بحائل ))
    ومايجعل نقل الاثاث من أشهر الخدمات التى يكثر عليها الطلب هوا أن معظم العملاء يقومون

    بتغيير عفشهم القديم أكثر من مرة فى العام ويرجع ذالك أيضا إلى أنا
    العملاء يقومون بتأجير الفلل والقصور والشقق وذالك لأنهم يحبون تغير الجو ولذالك يكون اعتما

    نا فى شركة العربى على أحسن تقنيات نقل الاثاث بداخل وخارج
    حائل ونقل الاثاث من الأعمال شديدة الكثافة لذا تحتاج إلى


    شركة نقل اثاث بحائل

    دقة عالية ومهارة فى فك العفش وحمله وإنزاله إلى السياراة وتغليفه لتقليل من شدة الصدمات

    وعدم
    تعرضه للكسر وللخدش أيضا ونستخدم فى شركة العربى أفضل وأحدث السيارات المجهزة

    خصيصا لنقل العفش

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Se gostou do post, sinta-se à vontade para comentar suas impressões. Seu comentário é o que me motiva a escrever aqui.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...