quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

namorados.com




Conheceram-se por meio de amigos em comum. Foi pelo Facebook que Caio vislumbrou a possibilidade de uma relação com Lorena. Afinal, eles tinham cinco amigos comuns em seus círculos. A moça tinha um perfil interessante; pelas fotos e posts, parecia bonita e inteligente. Ele resolveu arriscar. Enviou-lhe uma solicitação de amizade. Ela viu o pedido, mas não aceitou de imediato. Não era do tipo que adicionava pessoas sem conhecer pessoalmente. Mas eram cinco amigos em comum, alguma compatibilidade haveria de existir entre os dois. Lorena deu um clique e aceitou a solicitação de Caio. 

Começou ali a amizade entre eles. Seguiram-se dezenas de curtidas, vários comentários nos status de ambos, Caio marcava Lorena em postagens especiais e vice-versa. Depois vieram outras redes: InstagramTwitter, Google+ etc. Falavam-se ainda pelo WhatsApp. Caio começou a dar cutucadas em Lorena pelo Facebook e, então, resolveu convidá-la para um encontro "real". Que ela aceitou. 

Curtiram-se de verdade. O interesse era recíproco. Após três encontros presenciais, resolveram que era hora de mudar o status. Foi Lorena quem o fez primeiro: "em um relacionamento sério com Caio". Ele, apaixonado, prontamente alterou também o seu: "em um relacionamento sério com Lorena". Os amigos adoraram. Foram centenas de curtidas na torcida pelo novo casal. 

Eram um casal comum: havia paixão, amor, cumplicidade, ciúmes, brigas. E, claro, havia a Internet, sempre ela. Fora ela que os juntara. E era ela também o maior motivo de brigas entre os dois. Pelo WhatsApp, rolavam muitas cobranças e algumas DRs. 

Quem eh Mariana? 
Que Mariana? 
A Mariana q postou umas fotos e ganhou um monte de curtidas suas 
(silêncio) 
Não adianta vc ignorar, pq eu já vi que vc leu 
A Mariana eh minha colega de trabalho 
E posso saber pq vc anda curtindo fotos de uma colega de trabalho? 
Pq eu achei legais, ora! Sem essa crise agora, por favor! 
Que crise? Vc fica curtindo fotinhas de uma piriguete e eu tenho q achar td legal? 
Dá um tempo, Lorena! Isso tah chato! 
Chato tah vc 
(...) 
Amor, para com esse ciúme. Não vou mais curtir fotos da Mariana 
Vc devia era excluir ela do seu Facebook 
Mas ela eh minha colega 
Pois eh, vc já olha ela td dia 
Isso eh demais 
Exclui 
Não 
Exclui, please? 
Para de ser infantil 
Exclui, ou eu vou excluir vc!!! 

Caio acabou excluindo Mariana. E Luana, Paula, Gabriela, Rafaela, Sabrina, Michele... Quando se deu conta, as únicas mulheres dos seus círculos virtuais eram suas irmãs, algumas primas (você tem umas primas bem saidinhas, dizia Lorena), tias e senhoras na faixa dos cinquenta anos. Lorena era muito ciumenta. E controlava todos os passos dele nas redes sociais. 

Ele se sentia sufocado. Os amigos começavam a zoar. As amigas já evitavam falar com ele. Quando Lorena teve o disparate de pedir a senha dele do Facebook, Caio não aguentou. Precisava falar com ela. Dar fim àquilo. Isso era demais. Intimidade é uma coisa, fornecer a senha pessoal já extrapolava todos os limites do possível. Marcou um jantar. Tinha que resolver isso pessoalmente. 

Saíram para o restaurante. No caminho, o som do carro quebrava o silêncio entre os dois. Ao chegarem, Caio, como um perfeito cavalheiro, puxou a cadeira para ela. Parecia um encontro normal, romântico até. Mas não era. Ele estava tenso. Não sabia como falar. Fizeram os pedidos. Lorena escolheu os pratos, enquanto Caio mentalizava a forma como diria a ela. Por várias vezes, enquanto esperavam o garçom, Caio fez menção de dizer-lhe. Mas não conseguiu. Ela ria-se, um riso entre tímido e dominador. Comeram. Beberam. Mas não falaram mais que o trivial. Checaram seus celulares a todo instante, entre goladas e garfadas. Pediram a conta, pagaram e foram embora. Caio deixou-a em casa e não falou. Deu-lhe um longo beijo e seguiu. 

Em sua cama, Caio estava inquieto. Repreendia-se pela falta de coragem. Tentou dormir, mas não conseguiu. Pegou o celular. Acessou o Facebook, que deu início a tudo. Alterou seu status para "solteiro". Lorena logo viu. Telefonou-lhe em seguida, entre surpresa e furiosa. Como assim, se haviam acabado de ter um jantar romântico? Caio tentou explicar-lhe que era um jantar de despedida. Discutiram por longas horas. Falaram mais do que já haviam falado pessoalmente em todo o tempo juntos. Por fim, Lorena excluiu-o do Facebook. E do Twitter, do Instagram. De todas as redes sociais. Apagou todas as conversas do WhatsApp. Deletou até os amigos que tinha em comum com Caio, para não correr riscos. 

Caio terminou a conversa exausto. Mas aliviado. Adormeceu em seguida. Acordou no dia seguinte se sentindo mais leve. Mais livre. Mais Caio. Mais real e menos virtual. Tomou uma decisão radical, mas necessária naquele momento: excluiu todos os seus perfis. Por um tempo, ele seria apenas Caio. O Caio real. E teria apenas encontros reais, viveria romances reais. E ponto.

8 comentários:

  1. Não posso negar, acho que essa Lorena deveria se chamar Cássia. Hahahahah Me identifiquei totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Não seja igual ela, não! Acho que vou trocar o nome dela para Cássia 😉

      Excluir
  2. Oie Helia, tudo bem:? obrigada pelo recadinho no meu blog e vim conhecer seu cantinho com muito amor =).
    As redes sociais nos ajudam, mas muitas vezes atrapalham, ficamos presos a coisas que não são reais e esquecendo que no facebook todo mundo é feliz, mas que por fora a uma vida real. Confesso que já tive muitos problemas com redes sociais, mas amaduressemos. So achei errado a maneira do Caio terminar o relacionamento, devia ter sido mas corajoso né. Beijos minha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, obrigada pela visita. Pois é, as redes sociais têm o aspecto positivo e o negativo, como quase tudo na vida. Temos que saber usá-las. Também acho que o Caio podia ter sido mais corajoso rsrs, mas quis dar um tom mais crítico ao texto. O blog ainda está em construção, sua visitinha ajuda a melhorá-lo. Bjs.

      Excluir
  3. Ótimo texto, Helia!
    Relacionamentos contemporâneos são tão complicados. Começam de forma rápida, acabam mais rápido ainda. Sem mencionar a incompreensão do outro, a confusão entre amor e paixão, ciúmes e confiança, posse e liberdade.
    Envolvente!!
    Abraços
    http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Ben. Fiz o texto intencionalmente caricato, mas creio que existem relacionamentos desse tipo por aí. Abraços. Hélia

      Excluir
  4. Seu texto tá ótimo Hélia. Você tá de parabéns. E sucesso pra o seu blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Se gostou do post, sinta-se à vontade para comentar suas impressões. Seu comentário é o que me motiva a escrever aqui.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...